Uma receita rápida e fácil de fazer com poucos ingredientes. Se surpreenda com está receita que tem como ingrediente principal arroz cru batido no liquidificador.
Ingredientes para o Pão de arroz:
2 +1/3 de xícara de arroz branco cru (450 g)
300 ml de água (de preferência gelada)
2 colheres de sopa de açúcar (30 g)
1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
60 ml de óleo
1 colher de chá de sal (9 g)
Forma para pão untada com óleo
Modo de Preparo do pão de arroz:
Primeiramente, lave bem o arroz, coloque em uma tigela com água e deixe de molho por no mínimo 6 horas na geladeira. Particularmente prefiro deixar 12 horas na geladeira.
Então, Após o arroz ficar de molho, escorra bem a água, caso não tenha lavado pode lavar nesse momento até que a água fique transparente.
Assim, leve o arroz para o liquidificador junto com a água, o óleo, o açúcar e o sal.
Bata tudo muito bem de 10 a 20 minutos, sempre verificando pra ver se ainda tem grãos de arroz picado, essa mistura tem que ficar bem cremosa.
Passe uma colher ou espátula, se a mistura escorrer bem devagar e você passa o dedo fica um caminho que não volta a se fechar, a massa vai estar pronta.
Então, coloque o fermento biológico seco e bata por aproximadamente 10 segundo (apenas para que os ingredientes se misturem)
Despeje a massa na forma deixando um espaço de dois dedos para o pão crescer, cubra com plástico filme, só estique, não precisa fechar as laterais.
Deixe descansar em um lugar quentinho, de preferencia no micro-ondas com um copo de água quente bem para traz, de 30 a 45 minutos ou até dobrar de volume.
Enfim, retire o plástico filme lentamente para não abater seu pão, depois leve para assar em forno pré-aquecido a 180°c de 30 a 45 minutos ou até que esteja levemente dourado em cima.
Coloque sobre uma grade para esfriar, assim que estiver frio embale em um saco plástico ou pote hermético.
Dicas:
Ponto correto: O ponto ideal da massa é quando não tiver grãos de arroz, parecendo areia, e sim quando estiver bem cremoso, e quando você passa o dedo na colher e faz um caminho que não volta a se fechar.
Esfriar: Certamente é importante deixar o pão esfriar antes de cortar.
Durabilidade: Então, essa receita dura em média de 3 a 5 dias fora da geladeira (armazenada em recipiente fechado), congelado 90 dias.
Como novo: Para que fique como novo no dia seguinte é só aquecer no micro-ondas ou em uma frigideira.
Variações: Você pode adicionar outros ingredientes ao pão, como bacon, temperos ou pedaços de nozes, para criar novas versões. Porém, para misturar esses ingredientes, só depois que bateu no liquidificador, e misturou o fermento, desligou, pode misturar.
Dica extra: Para um pão com a casca mais macia, é só você colocar um pano úmido ou papel toalha molhado em cima do pão assim que tirar do forno, ou seja, quando ainda estiver quente!
Não deixe de acompanhar o Canal Chovendo Delícias no YouTube para mais receitas, dicas e inspirações culinárias! Além disso, siga-nos no Facebook, Instagram e no Pinterest para ficar por dentro de todas as novidades e compartilhar suas criações com a nossa comunidade!
Se você busca mais inspiração, confira também outros conteúdos sobre receitas e dicas culinárias no nosso site Chovendo Delícias e compartilhe com amigos e familiares que adoram cozinhar!
ANGELA MEDEIROS
"Olá! Meu nome é Ângela Medeiros sou Chef de cozinha especializada em culinária sem glúten, além disso, Graduada em Gastronomia. e tenho paixão pela culinária. Eu amo experimentar novos pratos e compartilhar minhas receitas com outras pessoas. Minha página de receitas é um lugar onde eu posso compartilhar minha paixão pela comida com o mundo. Com isso inspirar outras pessoas a criarem suas próprias receitas sem glúten e também para outras pessoas que tem outras restrições alimentares, e ajuda-las a ter uma vida mais tranquila e ter paixão e inspiração para criarem os seus pratos!!"